Táticas

45. Antes de qualquer coisa, aconselho a todos que puderem comprar o pacote (antigamente se comprava um pacote para poder se assistir ao jogo em 3D, 2D), que o façam, a fim de assistir aos jogos e assim poder arrumar o time da melhor maneira possível. 

46. Teste os jogadores em posições diferentes e observe seu desempenho através do Analisador Tático. 

47. Posicione o jogador em campo de acordo com suas qualidades.

48. Não perca o foco! Busque uma tática que dê certo e vá montando e buscando jogadores “perfeitos" para esse esquema, e procure fazer variações que não seja muito brusca, pois provavelmente os mesmos jogadores não vão se encaixar tão bem. Caso contrário, nenhum problema. 

49. Não mude a tática sempre que perder 2 ou 3 jogos, pois senão estará sempre insatisfeito. Mude sim, quando tiver certeza que é necessário. 

50. No começo pode-se seguir aquele ditado: “nada se cria tudo se copia”. Olhe as táticas dos times bem mais antigos e vitoriosos. 

51. Estude o simulador e desenvolva seus jogadores naquilo que leve o seu time a ter pelo menos uma formação tática convincente. Acima disso, tente entender porque ganhou ou porque perdeu aquele jogo maluco. Apesar dos que apostam em fatores ocultos, o SIM é estatisticamente lógico.

52. Em jogos importantes, tente fazer sempre uma contra-tática. Uma tática bem armada pode fazer você vencer uma equipe bem mais valiosa que a sua. No Talk sempre há tópicos comentando sobre tática e sobre o comportamento do simulador. Isso é de grande ajuda para os Wanderleys Luxemburgo do game, hehehe.

53. Todo jogador tem que ter o seu motivo para estar dentro da equipe. Assim todos têm uma função, seja ela de investimento ou de jogo no time titular, e um planejamento dentro do time. Assim você pode avaliar sempre um jogador se ele desempenha sua função satisfatoriamente valendo o custo benefício de mantê-lo. Tenho um amigo que mantém ex-juvenis no time apenas para manter a forma do time B. Ora, convenhamos que isto nos dias atuais é inaceitável, pois além de gastar com salário de jogadores que não crescerão mais, atrasa o crescimento do seu time e o benefício é totalmente supérfluo. Assim, como planejar um jogador ex-juvenil para ser titular, mas ele maximiza com 7 bolas no atributo principal, assim, ele não vai mais crescer e sua função está descartada dentro da equipe, devendo ser vendido.

54. Antes de mudar totalmente a tática, tente fazer ajustes finos. Uma sutil mudança de posição em 1 ou 2 jogadores pode mudar totalmente o desempenho do seu time.