Planejamento

1. Dificilmente se conseguirá crescer no MZ sem um planejamento razoável. Planejar é fundamental! Devemos jogar o hoje pensando sempre no amanhã. Se não o futuro poderá ser ingrato.

2. Procure vender ou até mesmo dispensar jogadores que estejam a baixo do nível técnico do seu time reserva. Claro que sempre analisando se este jogador poderá vir a ser um futuro titular, se treinado corretamente.

3. Fazer contratações de acordo com a necessidade de sua divisão. Naturalmente que ter um bom atacante estrangeiro sempre faz a diferença.

4. Ainda que alguns dirigentes pareçam não sofrer esse efeito, se possível evite realizar mais de 10 transações em menos de 13 semanas por que seu time perde forma um tipo de forma hipotética que não é representada pelo número de bolas.

5. E quase sempre que se compra um jogador, ele leva um período ainda não consensual para atingir seu ápice de desempenho. Mesmo esse jogador estando com 9 de forma.

6. Planeje seu time com um horizonte mínimo de 8 temporadas, assim você resistirá aos impulsos do imediatismo. Porquê 8? É o tempo para que um juvenil possa pleitear uma vaga no time principal, são dois anos de MZ, as principais flutuações são amortecidas, as divisões altas têm times muito bem estruturados, enfim, muitas e muitas coisas acontecem em 8 temporadas e ao mesmo tempo é um período curto no MZ atual.

7. Não se prenda a fórmulas prontas, pois cada dirigente deve encontrar o seu próprio método de gerenciar o time. Utilize os exemplos apenas como referência, nunca como receita. O que é bom para ele pode não ser para você devido às características relacionadas à criatividade, ansiedade, tempo dedicado ao jogo, vontade e capacidade de resistir a uma subida rápida. 

8. A maioria verá que fazer o time crescer não é tão difícil, mas o que é muito difícil é fazer seu time manter o crescimento (se manter em cima), por isto muitos sobem e descem de novo.

9. Trace metas e objetivos.