Gerais

55. Paciência e persistência acima de tudo. O MZ muda muito, o time oscila bastante, mas no geral a evolução é gradual desde que os fundamentos sejam seguidos.

56. Tente acompanhar seu time diariamente em todos os fatores: LO, LA, CO, CE, amistosos, treinamento, olhando o mercado, e o fórum.

57. Esqueça valor de jogador e time. O que interessa são as bolinhas, e como elas se encaixam em sua tática.

58. Para aqueles que pensam em desistir, siga um exemplo: “sou médico formado pela FMUSP, faço residência médica e não deixo de levar meu time adiante. Só precisamos evitar os exageros!!!”.

59. Esteja atento às mudanças, leia o fórum, leia a TZ, discuta, pergunte, divida, saboreie e divirta-se.

60. Vale um ditado popular em qualquer lista de sugestões e conselhos: "o esperto só acredita em metade, e o gênio sabe em que metade deve acreditar".

61. Ter amigos no jogo é essencial para ser um dirigente de sucesso. É com eles que compartilhamos conhecimentos e aprendemos os segredos e artimanhas do jogo. Sem falar que ajuda bastante na hora de marcar amistosos.

62. Participe das Federações. É uma ótima forma de fazer novos amigos. Todos os estados possuem uma, e ainda há outras que reúnem grupos diversos. Procure aquela que você se identifica mais em termos de valores, forma de funcionamento, nível dos times etc.